Instruções para Manutenção das Escavadeiras

1. As escavadeiras devem ser mantidas como numa estrutura sólida, com uma superfície plana onde possam existir poucos ou nenhum riscos e os dentes da caçamba deverão ficar assentes no chão. Desligue o motor e retire a chave.
2. Coloque um sinal de aviso "Em reparação" na porta da máquina ou sobre o haste de operação.
3. Quando procedes a alguma reparação, vista ferramentas de protecção, tais como capacete, luvas, sapatos de trabalho, etc. Utilize as ferramentas de uma forma correta.
4. Tome precauções contra fogos: utilize óleos resistentes a fogo para limpar todos os componentes; elimine todos as fontes ignífugas; equipe-se com equipamento a prova de fogo; não fume.
5. Só apenas depois de imobilizada a máquina, é que poderá verificar e reparar a mesma, caso contrário, são necessárias duas pessoas para que uma possa dar indicações.
6. Muitos dos componentes estão sobre aquecidos depois do motor ser desligado. Só depois dos mesmos arrefecerem é que poderá começar a verificação e a sua reparação.
7. Antes de reparar o equipamento, verifique que a pressão de ar e do óleo se encontram a zero. Não deverá reparar qualquer componentes eléctrico antes de desmanchar e retirar a bateria.
8. É perigoso reparar ou substituir uma articulação ou tubo flexível com a peça suspensa. Certifique-se que o dispositivo se encontra no chão, e só apenas nessa altura poderá reparar ou substituir o mesmo.
9. Quanto tiver de colocar a máquina em baixo para manutenção, deverá utilizar uma barra de suporte ou outro dispositivo que possa suportar a máquina.
10. Se existirem duas pessoas de manutenção no local, deverão ambas cooperar e discutir sobre as decisões a serem tomadas.
11. Se a escavadora estiver num local interior, deverá permanecer ventilada.