Factores que Influenciam a Durabilidade das Máquinas de Construção

Actualmente, a manutenção das máquinas de construção é vital importância, uma vez que uma manutenção incorreta ou insuficiente irá influenciar os resultados das empresas de construção. As razões que podem resultar numa manutenção inadequada podem ser analisados em diversos aspectos:

1. Falta de Manutenção
Muitas empresas ignoram a importância de se proceder a manutenção correcta dos equipamentos, apenas reparando os mesmos quando eles já se encontram avariados ou tem uma falha. Nesta ocasiões muitas vezes o pessoal não consegue resolver o problema a fundo, levando a que o tempo de vida útil da máquina seja encurtado e muitas vezes pondo em causa a segurança.

2. Substituição de Peças na Máquina
Máquinas ou equipamento antigos ou avariados afectam severamente a eficiência da construção. Dai podem resultar estragos ou acidentes para os construtores. Desta forma, é necessário ir substituindo ou actualizando as peças danificadas por peças novas.

3. Utilização Incorreta da Máquina
Uma utilização incorrecta do equipamento irá aumentar em muito o processo de envelhecimento da máquina. Alguns operadores têm pouco conhecimento acerca da máquina e dos métodos de utilização da mesma, especialmente os utilizadores que são contratados a curto prazo ou começaram a pouco tempo, levando desta forma, a que não sejam efectuados todos os processos de manutenção importantes depois da utilização da mesma.

4. Gestão Deficiente das Máquinas de Construção
Uma das principais razões que afectam a eficiência dos equipamentos é a constante mudança do pessoal técnico na empresas. Alguns departamentos de gestão, na expectativas de poupança de custos, cortam no pessoal de reparação ou não criam um sistema completo de regras para gestão das máquinas.